Short Courses
Short Course
The Future of Design Thinking
Este curso contribui para refletir sobre o futuro do design thinking e o seu papel na resposta aos desafios da transição digital. Renovar o Design Thinking é um desafio que requer o desenvolvimento de novas abordagens colaborativas e competências individuais, principalmente em projetos de mudança organizacional e de adaptação ao mundo digital, onde o foco deve ser as pessoas e não na tecnologia.
Se estiver interessado neste curso, preencha o seguinte formulário e receberá mais detalhes sobre o programa, horários e valor de inscrição.
Note: this course will be given in Portuguese.
Motivação
As empresas precisam cada vez mais de capacidades de design para se manterem competitivas, especialmente num ambiente económico e social cada vez mais instável e incerto. O Design Thinking cresceu exponencialmente nas últimas décadas e é agora amplamente adotado em todo o mundo e por todos os tipos de organizações. O Design Thinking reúne um conjunto de abordagens, criativas e analíticas, que permitem a resolução de problemas relevantes, sempre com foco nas pessoas e aprendendo através da experimentação. Estudos da McKinsey e DMI ilustram o potencial da sua aplicação nas organizações e na sociedade em geral. Mas apesar de todos os avanços, surgem muitas críticas às práticas do Design Thinking, não apenas na academia e nas empresas, mas também por parte de consultores e formadores que o implementam na prática. Embora seja razoável considerar que uma abordagem que já está na meia-idade precisa ser renovada, é essencial entender o que deve ser essa mudança. A questão é se o Design Thinking é fundamentalmente conservador e preserva o status quo, ou é possível renová-lo através de novas abordagens mais adaptadas aos desafios das empresas e da sociedade. Neste contexto, pretendemos contribuir para refletir sobre estas questões e testar novas abordagens que possam melhorar e ajudar o Design Thinking na sua evolução e resposta aos desafios da transição digital. Renovar o Design Thinking é um desafio que requer o desenvolvimento de novas abordagens colaborativas e competências individuais, principalmente em projetos de mudança organizacional e de adaptação ao mundo digital, onde o foco deve ser as pessoas e não na tecnologia.
Programa detalhado
Módulo 1 – Corporate Innovation - Rui Patrício
Contribuições do Design Thinking para a transição digital nas empresas
Discussão de casos e sistematização do conhecimento obtido
Module 2 – Social Innovation - Sara Gancho
Contribuições do Design Thinking para a transição digital na sociedade
Discussão de casos e sistematização do conhecimento obtido
Module 3 – Workshop relacionado um desafio da transição digital - Rui Patrício e Sara Gancho
Metodologia
Curso realizado online, utilizando novos métodos e ferramentas, garantindo o equilíbrio certo entre a teoria (estado da arte) e a prática (casos).
Público-alvo
Este curso é desenhado para profissionais com interesse em desenvolver novas competências em Design Thinking e na sua adoção em processos de transição digital.
Inscrição
O valor de inscrição também inclui o acesso a uma comunidade de profissionais e académicos para partilha de experiências, conteúdos e casos práticos. Para além disso, inclui uma sessão de tutoria de 30 minutos para facilitar a incorporação desse conhecimento na realidade de cada participante.
Formadores
Rui Patrício é professor auxiliar no IADE (Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação da Universidade Europeia) e coordenador do SDI.Lab Strategic Design and Innovation Lab na UNIDCOM-IADE, tendo realizado um Doutoramento Europeu na Universidade de Aveiro com investigação realizada na Design School do Politecnico di Milano, na área da gestão de inovação e gamificação. Rui Patrício é autor de várias publicações em revistas científicas de referência (ex: Creativity and Innovation Management e European Journal of Innovation Management), consultor e auditor na área de inovação. É ainda criador de ferramentas de gamificação para a área da inovação e empreendedorismo (ex: ideaChef®), tendo sido premiado em 2016 no concurso das melhores ideias de negócio do programa Born From Knowledge da FCT - Ministério da Ciência e Tecnologia. Antes de se focar na academia desenvolveu uma carreira empresarial com funções de direção e coordenação em várias empresas (ex: Grupo SONAE e Grupo AIR LIQUIDE), tendo desenvolvido projetos nas áreas da gestão de inovação, marketing, estratégia e procurement, em Portugal, Itália, Inglaterra, Espanha, Alemanha, República Checa, Suécia, França, Angola, Cabo Verde e Brasil.
Sara Gancho é professora auxiliar no IADE, Faculdade de Design, Tecnologia e Comunicação - Universidade Europeia e coordenadora do Mestrado em Design Management. Obteve o seu doutoramento em Design na àrea de especilização de Design Management pela Universidade de Lancaster, Reino Unido, detém o grau de Mestre em Design e Cultura Visual e a licenciatura em Design Visual pelo IADE. Tem experiência professional na academia como professora e investigadora mas também trabalha como consultora de gestão do design. A nível académico já leccionou nas áreas relacionadas com Marketing, Design Management, Branding, Gestão do Design e Business Design em diversas instituições: IADE Creative University, Lancaster University e ESTAL (Escola Superior de Tecnologias e Artes de Lisboa). Atualmente é investigadora sénior na UNIDCOM/IADE e membro do SDI.Lab (Strategic Design and Innovation Lab).